Modelo de Carta de Apresentação de Emprego

Modelo de Carta de Apresentação de Emprego

Category : EMPREGO

Buscando melhores oportunidades de emprego? Uma apresentação interessante é capaz de aumentar muito as chances de o seu currículo ser lido por recrutadores e profissionais de RH. Hoje em dia, no entanto, nem sempre a gente tem a oportunidade de enviar uma carta de apresentação formal quando se candidata a uma vaga. Isso não impede ninguém de se apresentar, mesmo informalmente, no próprio corpo do e-mail.

Seguem as dicas

1 – Se você quer se apresentar e chamar a atenção para o currículo, esqueça aquelas fórmulas prontas que não dizem nada e ainda demonstram falta de criatividade. “Se for para escrever ‘Prezado, segue meu perfil para interesse em sua empresa’, é melhor não escrever nada”, diz Fernanda. A ideia, segundo ela, é tentar ao máximo personalizar o texto. “Descubra o nome da pessoa para quem vai enviar o currículo, procure um gancho para chamar a atenção dela para a leitura.”

2 – Se for enviar o CV por e-mail, a dica é fazer a apresentação logo no corpo da mensagem, mesmo. É mais prático e chama muito mais a atenção de quem vai receber. “É uma maneira informal de fazer uma carta de apresentação que acaba sendo mais eficiente já que ninguém precisa abrir o documento para começar a ler.”

3 – Se tiver a descrição da vaga anunciada, mostre que você cumpre os requisitos técnicos e comportamentais exigidos. Por exemplo, se a vaga exige pelo menos 5 anos de experiência no segmento, inglês fluente e disponibilidade para viagens, e você cumpre esses requisitos, você pode escrever assim:

“Prezado Fulano, gostaria de me candidatar à vaga xxxxx da sua empresa. Tenho sete anos de experiência no segmento, falo inglês fluentemente e tenho disponibilidade para viagens.”

Se preferir, pode elencar os itens em tópicos, de maneira mais formal:

“Atendo aos requisitos da vaga:

– sete anos de experiência no segmento;

– fluência em inglês;

– disponibilidade para viagens.”

4 – Não deixe de dizer também de que forma você pode contribuir com a empresa. Por exemplo:

“Acredito que minha experiência internacional de dois anos possa ser útil aos planos de expansão da empresa.”

5 – Outra boa forma de demonstrar interesse pela companhia ou pela pessoa para quem você está enviando o currículo é comentar alguma coisa que ela tenha dito em algum artigo de jornal, blog ou perfil das redes sociais (desde que seja público e de caráter profissional, claro). “Diga, por exemplo, que você leu o que ela comentou sobre determinado assunto e que, por isso, tem interesse em trabalhar na empresa”, recomenda Fernanda.

6 – Por fim, se você foi indicado por alguém, esse também pode ser um bom gancho. Segundo Fernanda, não há por que ter receio de escrever “Indicação de João Paulo”, por exemplo, no assunto, e “Prezada Fulana, conversei com João Paulo e ele me recomendou falar com você porque tenho interesse em…”. Mesmo que a empresa não tenha uma vaga naquela hora, se você foi indicado por algum conhecido, a pessoa possivelmente terá a consideração de, pelo menos, olhar seu e-mail e seu currículo. E aí é bem possível que ela se lembre disso quando a vaga surgir.

A primeira linha da carta é muito importante: Ela deve prender a atenção do recrutador, sendo diferencial entre as demais.

Exemplo:

Sou um profissional com MBA em (nome do curso) pela FGV, inglês fluente e destacada experiência de 12 anos na área Financeira, atuando na… (Cite suas principais realizações na área). Busco novos desafios e acredito que sua empresa possa ter interesse em minhas qualificações.

Depois de ter chamado a atenção do leitor, fale sobre suas experiências profissionais.

Exemplo:

Minha última experiência foi na multinacional (Nome da Empresa), onde conquistei duas promoções, sendo o meu último cargo (Cargo e Área). Anteriormente atuei na (Nome da Empresa), como (Cargo e Área). Entre os principais resultados alcançados destacam-se:

Prossiga a redação da carta com evidências substanciais, por meio das quais o leitor deva considerá-lo para o cargo. Não mencione um único aspecto que não seja positivo ou que não esteja relacionado com o cargo que pretende.

Extraia os pontos fortes do seu currículo e os inclua na carta. Finalize solicitando ao leitor que entre em contato para uma entrevista.

Exemplo:

Estou à disposição para uma entrevista pessoal para que possa descrever, com mais detalhes, minhas experiências.

Dicas Gerais

Uma boa carta de apresentação deve:

Ser objetiva
Conter apenas uma página
Destacar os pontos fortes e omitir os pontos fracos do perfil do profissional (Exemplo: inglês básico).

VEJA MAIS DICAS PARA A SUA CARTA

Coloque o nome e o cargo da pessoa – ou o departamento – para quem a carta será enviada
Caso seja um site de empregos e não tenha a informação referente ao nome da empresa ou do empregador, coloque: Caro recrutador/ caro empregador
Se tiver sido divulgado no anúncio, coloque o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto) para personalizá-la e mostrar que você sabe com quem está falando
Coloque suas características profissionais e pessoais que chamem a atenção do empregador para a vaga pretendida
A carta deverá ser sucinta, em tom formal e objetivo. Deve ser escrita em papel A4 branco, em caso de entrega, ou enviada por e-mail, junto com o currículo
Sempre assine a carta no final, com seu nome e telefones para contato
Primeiro parágrafo: Coloque o motivo que está enviando o currículo, a área que deseja atuar e o seu interesse pela posição
Segundo parágrafo: Mencione sua formação acadêmica, evidencie suas qualidades, competências e objetivos, com a finalidade de chamar a atenção de empregador
Terceiro parágrafo: Fique à disposição para uma possível entrevista


Leave a Reply


Você pode contribuir com Doações:

250x250

Aulas e Cursos de Informática

Professor de informática com aulas gratuitas e preços promocionais para cursos.
Invista no seu futuro e na sua carreira, confira hoje mesmo.

Abril 2018
S T Q Q S S D
« jan    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Curta-nos no FaceBook