Dicas para escolher a Carreira Certa

Dicas para escolher a Carreira Certa

Category : CARREIRA

1- Relacione todas as profissões que existem na sua família.
2- Relacione as profissões que você um dia pensou em escolher. Analise quais foram os interesses que levaram você a escolher cada uma delas.
3- Escreva quais são os fatores que mais pesam na sua escolha profissional: influência da família, mercado de trabalho, questão financeira,etc…

4- Escreva de um lado as atividades que lhe dão prazer e do outro as que você tem que fazer por obrigação.
5- Relacione as características pessoais que você tem que ajudam no seu relacionamento interpessoal como: disposição, bom humor…
6- Escreva as suas habilidades em que você tem facilidade e gosta de executar: inglês, cálculo, computação…
7- Converse com profissionais da área que que você escolheu para converser a rotina de trabalho da profissão.
8- Planeje metas do que você deseja alcançar com a sua profissão.
9- Relacione quais as profissões que você admira.
10- Depois de fazer toda essa lista você terá se conhecido um pouco melhor e poderá refletir numa escolha de carreira com um pouco mais de segurança. Não fique na dúvida, procure conhecer mais cada profissão que lhe desperte e lembre-se que às vezes é melhor não perder tempo com coisas com as quais você não tem aptidão.

Como Escolher sua Profissão
Algumas pessoas já sabem desde muito cedo o que querem fazer da vida e que carreira e profissão seguir; contudo, esta não é a realidade para a maioria dos estudantes, muitos chegam ao ponto de não ter idéia sobre qual carreira prestar já na época de inscrições para o vestibular.
O fato é que mesmo os que já “sabem” o que anseiam profissionalmente muitas vezes mudam de opinião, largam a faculdade e até o trabalho após de formado e enveredam-se em outro vestibular para tentar outra carreira, não raramente, totalmente diferente da carreira anterior.
São arquitetos que pretendem ser músicos, advogados que querem ser médicos, enfermeiras que pretendem trabalhar na área de informática e até cirugiões que largam o bisturi para se tornarem administradores.
Mas então o que fazer para se escolher a profissão correta? Não há fórula mágica, mas alguns pontos devem ser levados em conta na hora em que você estiver buscando a profissão ideal.
Para isso o Mundo Vestibular criou este guia de carreiras para ajudá-lo na escolha de sua profissão. Mais que um guia vocacional ele lhe audará a ver diferentes aspectos qe muitas vezes são esquecidos na hora de escolher a profissão. Através deste guia esperaos ajudá-lo a vencer seus medos e escolher a carreira com que você mais se identifca e tem mais chances de lhe satisfazer profissionalmente.
CARREIRA E VOCAÇÕES

É importante saber quais são suas vocações. É fato que com trabalho árduo e muita dedicação todos podem ser bem sucedidos, mas todos possuem vocações distintas que podem lhe ajudar na escolha da carreira. Procure saber quais são suas vocações.
SONHO X REALIDADE

A primeira pergunta que você se deve fazer antes de qualquer escolha é: “O que você espera de sua futura profissão?” Ser bem sucedido? Fazer o que gosta mesmo que ganhe pouco com isso? Viajar o mundo? Ganhar bem?
Quem não sabe pra onde quer ir não chega a luar nenhum. Escreva o que lhe motiva e veja quais carreiras mais se relacionam com suas características.
MERCADOS SATURADOS

É fato que algumas profissões estão com o mercado saturado de profissionais. Isso não significa que você ficará desempregado depois de se formar, mas pode realmente tornar mais difícil conseguir um bom emprego.
Para resolver esta questão você precisa ponderar sobre os seguines pontos relativos há uma carreira saturada:

1- Com o mercado saturado fica mais difícil conseguir um bom emprego.
2- É necessário se especializar para poder entrar no mercado.
3- O sucesso profissional pode independer do sucesso financeiro.
4- Muitas vezes é ncessário persistência e determinação extra para ser bem sucedido.
PROFISSÕES EM ALTA

Muito se fala sobre as profissões em alta. Profissões da área de informática e telecounicações por exemplo são anunciadas como as profissões do futuro. Contudo, uma profissão estar em ascenção no momento não significa que ela vai estar em alta quando você entrar no mercado de trabalho.
Até você se formar e realmente entrar no mercado de trabalho muitas coisas podem mudar. Com a grande procura dos estudantes por carreiras ligadas a informática o mercado tende a futuramente a não estar tão aberto a novos profissionais como atualmente.
VENDO ALÉM

Ao escolher uma profissão o estudante deve ver além do horizonte. Enquato a maioria dos estudantes pesquisa apenas o mercado atual e apossibilidade futura de mercado para a carreira que pretende seguir, há diversos outros fatores que devem ser analisados antes de tomar a decisão e que na grande maioria das vezes são esquecidos.
1 – O Mercado para a carreira que você pretende seguir está saturado no Brasil, mas pode estar em alta em outros países. Enquanto há muitas enfermeras se formando no Brasil, países como os EUA e Canadá estão com um mercado crente de profissionais desta área. Se você estiver disposto a se especializar na língua e a se dedicar um pouco mais pode conseguir um bom emprego em outro país.
Procure saber o que é necessário para exercer a profissão que você pretende seguir em outros países.
2 – Algumas profissões estão sempre se modificado, o engenheiro de hoje sem dúvida não é mais o mesmo engenheiro que entrava no mercado há 10 anos. Procure saber os caminhos que a profissão que você pretende seguir está tomando e veja o que é necessário para ser bem sucedido nela.
Tenha sempre em mente que a chave do sucesso para qualquer carreira é ser feliz fazendo aquilo que se gosta, contudo, a trabalho não é lazer e mais do que fazer o que se gosta é preciso ser bem pago pra isso para que através do seu trabalho você possa futuramente suprir sas necessidades básicas e possivelmente de sua família.
Faça os testes vocacionais do Mundo Vestibular, leia os outros artigos disponíveis no site e boa sorte em sua escolha.

O teste vocacional a seguir tem por objetivo auxiliá-lo na escolha da sua futura carreira. Este teste vocacional é composto de 19 perguntas. Responda calmamente cada pergunta e confira o resultado ao final do teste.

O TESTE VOCACIONAL

Este teste foi desenvolvido por psicólogos especializados em orientar estudantes na escolha de suas futuras profissões e carreiras. Você pode ainda fazer outros testes vocacionais disponíveis no site ou a qualquer momento refazer este teste vocacional.
O teste vocacional não lhe diz qual a melhor carreira a seguir, mas sim qual carreira ou área de atuação seria mais compatíel com suas características e personalidade.
O Mundo Vestibular possui outros teste vocacionais que você poderealizar aqui no site. No Mundo Vestibular novos testes e artigos sobre orientação vocacional são publicados todas as semanas.  Leia os artigos , faça o teste vocacional e oriente-se na escolha de sua carreira.

Para fazer o teste vocacional clique no link abaixo:

Teste Vocacional – Cique aqui para começar


Leave a Reply


Você pode contribuir com Doações:

250x250

julho 2018
S T Q Q S S D
« fev    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Curta-nos no FaceBook